Jornalismo do centro do mundo

Gruta sagrada para o Povo Wauja, vandalizada há seis anos, foi recriada em 3D no museu Indígena do Xingu. Foto: Alaor Filho/Fotos Públicas

ELEIÇÕES

  • Desmatadores nas urnas
    Políticos eleitos em 2020 e multados pelo Ibama foram reeleitos em cidades amazônicas. (Agência Pública)
  • Candidaturas Indígenas batem recorde, mas só 8% ganham
    Dos 1.274 candidatos Indígenas da Amazônia Legal, 107 foram eleitos no primeiro turno, três deles para prefeito. (InfoAmazonia)
  • O papel de prefeitos e vereadores contra a crise climática
    Municípios da Amazônia sofrem os efeitos das alterações do clima. Políticos podem diminuir esses impactos ao fortalecer órgãos e adotar medidas de adaptação. (InfoAmazonia)

 


MAIS-QUE-HUMANES

  • Nova espécie de sapo é identificada no Amazonas
    O canto desconhecido de um Sapo, na Serra do Imeri, atraiu a atenção de pesquisadores da Universidade de São Paulo. (Jornal da USP)

 


DIÁRIO DE GUERRA

  • Policiais são suspeitos de envolvimento com o garimpo
    A Polícia Federal prendeu quatro policiais – dois militares e dois civis – de Redenção (PA), suspeitos de atuarem na exploração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó. (Repórter Brasil)

 


PLANETA EM COLAPSO

  • Com a seca, barqueiro carrega crianças para a escola
    Lucenildo Lameira, que trabalha no transporte fluvial escolar, começou a carregar crianças no ombro por conta da seca no Rio Tapajós. (Amazônia Latitude)
  • Vida e morte de grandes árvores
    Especialistas querem entender se as grandes árvores da Amazônia, fundamentais para a captação de carbono, estão morrendo mais. (Mongabay)
  • ‘Caretas’ rupestres reaparecem com seca
    Gravuras milenares submersas em Manaus estão visíveis em decorrência da baixa do Rio Negro, que chegou ao menor nível dos últimos 122 anos. (Amazônia Real)
  • Alvo de vandalismo, gruta sagrada é reconstruída em 3D
    Há seis anos, a gruta de Kamukuwaká, considerada sagrada pelos Wauja, foi alvo de vândalos. Agora, os Indígenas recriaram o local em 3D. (#Colabora)

Pesquisadores da USP encontraram na Serra do Imeri, no Amazonas, uma nova espécie de Sapo batizada de Neblinaphryne imeri. Foto: Antoine Fouquet


Edição: Ana Magalhães
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica: Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA