Jornalismo do centro do mundo

Desmatamento na Terra Indígena Piripkura, em 2021. Foto: Christian Braga/Greenpeace

DESTRUIÇÃO DA FLORESTA

  • Impacto da Ferrogrão é maior do que diz o agro
    Projeto de ferrovia para escoar grãos de Mato Grosso até portos do Pará vai afetar ao menos seis terras indígenas, 17 unidades de conservação e três povos isolados, aponta levantamento. (O Joio e O Trigo e InfoAmazonia)
  • Desmatamento avança sobre povos isolados
    Monitoramento por imagens mostra que a destruição causada pelo garimpo e pela agropecuária continua crescendo e ameaçando terras onde há indígenas isolados. (ISA)
  • Projeto de exploração de gás omite estudo ambiental
    A empresa Eneva atuou próximo a áreas indígenas no Amazonas desde 2019 sem divulgar estudo de impacto ambiental, apesar de ter alterado territórios e contaminado a água da região. (InfoAmazonia)
  • Árvores da Amazônia que sofrem mais na seca
    Falha no transporte de água da raiz para a parte alta da planta faz com que algumas espécies do Peru, da Bolívia e do Brasil tenham menos chance de sobreviver aos períodos de seca, diz estudo. (InfoAmazonia)

CONSERVAÇÃO

  • Projeto quer documentar DNA de espécies amazônicas
    Pesquisadores buscam criar biobanco de dados genéticos que seria alimentado pelas próprias comunidades a partir da coleta de DNA das espécies nativas com equipamentos de baixo custo. (Jornal da USP)
  • Entrada da Suíça fortalece Fundo Amazônia
    País europeu é a sétima nação a manifestar interesse em aderir ao mecanismo de cooperação após a posse de Lula; contribuição anunciada é de R$ 30 milhões. (((o))eco)
  • Constituição ganha primeira versão em língua indígena
    Quase 35 anos após ser promulgado, o documento será lançado no Amazonas na língua nheengatu, conhecida como o tupi moderno, visando promover os direitos indígenas. (ConJur)
  • Mineração legal responderá por 5% dos gases poluentes
    Brasil tem área quase do tamanho da Croácia ocupada por minas legais que emitem gases do efeito estufa em razão de desmate e alterações no solo; modelo exigirá compensações, mostra pesquisa. (Agência Fapesp)

TERRAS SOB AMEAÇA

Balsas de garimpo na região do rio Parima na Terra Indigena Yanomami. Foto: Bruno Kelly/Amazôia Real

  • Garimpo alimenta conflito entre os Yanomami
    Invasores estão armando e aliciando indígenas para causar divisões e conflitos entre aldeias, segundo a Polícia Federal. No começo de julho, uma criança indígena foi morta a tiros. (Amazônia Real)
  • Governo ignorou violência sexual contra indígenas
    Casos de HPV em crianças da etnia Jamamadi, que poderiam indicar abusos sexuais, deixaram de ser investigados devido ao desmonte de órgãos de fiscalização no governo Bolsonaro. (Repórter Brasil e O Joio e O Trigo)
  • Tio de Damares cria gado em terras públicas
    O pastor e ex-deputado federal Josué Bengtson, tio da senadora bolsonarista, disputa área destinada à reforma agrária no Pará e usa documento fraudado para comprovar posse. (De Olho nos Ruralistas)
  • Problemas persistem no Vale do Javari um ano depois
    Maior presença da Funai e melhora na estrutura de comunicação são avanços pontuais na região em que o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira foram mortos, em junho de 2022. Local ainda sofre de mazelas econômicas e sociais. (Agência Pública)

 

Revisão ortográfica (português): Elvira Gago
Tradução para o espanhol: Julieta Sueldo Boedo
Tradução para o inglês: Mark Murray

Edição de fotografia: Marcelo Aguilar, Mariana Greif e Pablo Albarenga
Montagem da página: Érica Saboya

Indígenas do grupo de vigilância territorial Kanamari fazem jantar na base montada por eles na Terra Indígena Vale do Javari, Amazonas, em março de 2023. Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA