Jornalismo do centro do mundo

Choveu menos do que o esperado, neste ano, em 13 das 20 bacias amazônicas; imagem, de 2023, mostra o Rio Tefé totalmente seco. Foto: Marizilda Cruppe/Greenpeace

CRISE CLIMÁTICA

  • Amazônia teme nova seca extrema
    A chuva ficou abaixo do esperado em 13 das 20 bacias hidrográficas da região. Problemas de abastecimento de água, ondas de calor e queimadas poderão se repetir se esse quadro persistir. (Amazônia Real)
  • Estiagem afeta educação de Indígenas
    O processo de aprendizagem de estudantes Indígenas está sendo prejudicado pelo cenário de seca. Como eles usam barcos para se locomover, o calendário escolar depende da vazão dos rios. (Folha de S.Paulo)
  • Desmatamento na Amazônia cai, mas incêndios aumentam
    Queimadas subiram 36% no ano passado, apesar de o desmatamento ter sido reduzido pela metade. Para especialistas, o padrão atual é consequência das mudanças climáticas. (Observatório do Clima)

MAIS-QUE-HUMANES

  • O impacto da destruição da Natureza na vida das Abelhas
    Responsáveis pela reprodução da castanha-do-brasil por meio da polinização, Abelhas-das-orquídeas foram encontradas em menor quantidade em áreas desmatadas de Rondônia. (Mongabay)

TERRITÓRIOS SOB RISCO

  • Ofertas de petróleo para 2025 ameaçam terras protegidas
    Blocos de exploração de petróleo que serão ofertados ao mercado em 2025 vão impactar nove territórios Indígenas. Os povos não participaram de audiência no Congresso sobre o tema. (InfoAmazonia)
  • O esquema que anistia desmatadores ilegais
    O governo de Mato Grosso e o Ministério Público fizeram acordos para deixar de cobrar indenizações por dano ambiental e liberar áreas embargadas. A medida contraria a jurisprudência, segundo especialistas. (BBC Brasil)
  • Starlink de Elon Musk entra na mira de fiscalização
    Ações de combate ao garimpo ilegal apreenderam na Terra Indígena Yanomami 50 antenas da empresa de Elon Musk desde março. (Agência Pública)
  • A oferta de escavadeiras ao garimpo
    Apesar de denúncias de garimpo ilegal, revendedoras de marcas internacionais seguem vendendo máquinas em Itaituba, polo da mineração no Pará. (Repórter Brasil)

FLORESTA REVELADA

  • Viagem mostra uma Amazônia em transformação
    Relato de visita à região registra preocupação das autoridades com o tráfico, o avanço da pecuária, as diferenças geracionais em relação ao trabalho e a diversidade de espécies animais. (The Guardian)

Polinizadoras de florestas, as Abelhas-das-orquídeas são vítimas do desmatamento, que causa declínio na diversificação de espécies. Foto: Eframgoldberg/Wikimedia Commons


Edição: Malu Delgado
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica: Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA