Jornalismo do centro do mundo

Semeador: Tucano-toco se alimenta de Ingá, Copaíba e Embaúba, ajudando a transportar sementes de frutos para áreas degradadas. Foto: Bernard Dupont/Wikimedia Commons

TERRITÓRIO SOB AMEAÇA

  • Políticos disseminam ‘fake news’ sobre a Amazônia
    Redes sociais foram usadas por 28 políticos para propagar 192 publicações com desinformação sobre a Amazônia, segundo levantamento. Ataques a ONGs são comuns em postagens. (Amazônia Real)
  • Projeto em Terra Indígena não consulta povos
    Edital do governo do Amazonas para projetos de carbono inclui áreas sobrepostas a quatro Terras Indígenas. Governo federal e comunidades dizem não ter sido consultados. (InfoAmazonia)
  • Projeto de carbono gera dúvidas e divide Quilombolas
    Comunidade Quilombola no Pará assina contrato com empresa que “congela” 80% da área, impedindo até a agricultura tradicional. O contrato também exagerou no cálculo do desmatamento. (O Joio e O Trigo)

RISCO AMBIENTAL

  • Sinais de mudança na pressão da China
    Alta na demanda chinesa por soja e carne produzidos no Brasil contribui para a degradação da floresta, mas a exigência crescente por uma produção sustentável pode forçar mudança no agronegócio. (((o))eco)
  • Amazônia sofre com lixões e sem coleta
    Região do país com maior quantidade de lixões em termos proporcionais registra contaminação de nascentes e poços em cidades onde a população não tem acesso a água encanada. (Folha de S.Paulo)

MEMÓRIA

  • Viúva de Dom Phillips cria instituto
    No segundo ano da morte do jornalista britânico e do indigenista Bruno Pereira, Alessandra Sampaio visitou o Vale do Javari para anunciar a criação do instituto que tem o nome do marido. (The Guardian)
  • Podcast relata ocupação do Vale do Javari
    A história do território no extremo oeste do Amazonas, que abriga a maior quantidade de povos isolados da floresta, é contada no podcast Morte e Vida Javari. (Agência Pública)
  • Ativista Indígena contesta documentário
    Vanda Witoto assistiu às filmagens feitas pelo português Silvino Santos entre 1918 e 1920, num dos primeiros registros visuais de Indígenas da Amazônia, e desabafou: “É uma das maiores fake news da história”. (piauí)

MAIS-QUE-HUMANES

  • O papel das aves na regeneração da floresta
    Grandes animais que se alimentam de frutas conseguem espalhar sementes maiores que dão origem a árvores de maior biomassa, mostra pesquisa. A degradação florestal atrapalha o processo. (Mongabay)

De mãos dadas: Indígenas do Vale do Javari com Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, que criou instituto com o nome do marido. Foto: João Laet/The Guardian


Edição: Malu Delgado
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica: Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.