Jornalismo do centro do mundo

Semeador: Tucano-toco se alimenta de Ingá, Copaíba e Embaúba, ajudando a transportar sementes de frutos para áreas degradadas. Foto: Bernard Dupont/Wikimedia Commons

TERRITÓRIO SOB AMEAÇA

  • Políticos disseminam ‘fake news’ sobre a Amazônia
    Redes sociais foram usadas por 28 políticos para propagar 192 publicações com desinformação sobre a Amazônia, segundo levantamento. Ataques a ONGs são comuns em postagens. (Amazônia Real)
  • Projeto em Terra Indígena não consulta povos
    Edital do governo do Amazonas para projetos de carbono inclui áreas sobrepostas a quatro Terras Indígenas. Governo federal e comunidades dizem não ter sido consultados. (InfoAmazonia)
  • Projeto de carbono gera dúvidas e divide Quilombolas
    Comunidade Quilombola no Pará assina contrato com empresa que “congela” 80% da área, impedindo até a agricultura tradicional. O contrato também exagerou no cálculo do desmatamento. (O Joio e O Trigo)

RISCO AMBIENTAL

  • Sinais de mudança na pressão da China
    Alta na demanda chinesa por soja e carne produzidos no Brasil contribui para a degradação da floresta, mas a exigência crescente por uma produção sustentável pode forçar mudança no agronegócio. (((o))eco)
  • Amazônia sofre com lixões e sem coleta
    Região do país com maior quantidade de lixões em termos proporcionais registra contaminação de nascentes e poços em cidades onde a população não tem acesso a água encanada. (Folha de S.Paulo)

MEMÓRIA

  • Viúva de Dom Phillips cria instituto
    No segundo ano da morte do jornalista britânico e do indigenista Bruno Pereira, Alessandra Sampaio visitou o Vale do Javari para anunciar a criação do instituto que tem o nome do marido. (The Guardian)
  • Podcast relata ocupação do Vale do Javari
    A história do território no extremo oeste do Amazonas, que abriga a maior quantidade de povos isolados da floresta, é contada no podcast Morte e Vida Javari. (Agência Pública)
  • Ativista Indígena contesta documentário
    Vanda Witoto assistiu às filmagens feitas pelo português Silvino Santos entre 1918 e 1920, num dos primeiros registros visuais de Indígenas da Amazônia, e desabafou: “É uma das maiores fake news da história”. (piauí)

MAIS-QUE-HUMANES

  • O papel das aves na regeneração da floresta
    Grandes animais que se alimentam de frutas conseguem espalhar sementes maiores que dão origem a árvores de maior biomassa, mostra pesquisa. A degradação florestal atrapalha o processo. (Mongabay)

De mãos dadas: Indígenas do Vale do Javari com Alessandra Sampaio, viúva de Dom Phillips, que criou instituto com o nome do marido. Foto: João Laet/The Guardian


Edição: Malu Delgado
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica: Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA