Jornalismo do centro do mundo

De janeiro de 2018 a março de 2023, 18 crianças Indígenas, sendo 15 delas Yanomami, foram adotadas; os processos são sigilosos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

POVOS INDÍGENAS

  • ‘Adoção’ de bebê Yanomami levanta questionamentos
    Apesar de indícios de irregularidades, adoção de criança Indígena por casal evangélico que atua no garimpo foi autorizada pela Justiça e apoiada pelo Ministério Público. (Agência Pública)
  • Aldeados tiveram formas mais brandas de covid-19
    Indígenas no Pará que vivem em aldeias registraram casos mais leves da doença. A variabilidade genética e o fato de não estarem expostos a tantas comorbidades, como os das cidades, conferiram a eles maior vantagem. (Jornal da USP)
  • Francesa reforçou visão colonial sobre a Amazônia
    Ensaio mostra como o discurso de Marie Coudreau era alinhado ao das classes dominantes ao retratar Quilombolas e Indígenas como “obstáculos ao progresso”. (Amazônia Latitude)

MAIS-QUE-HUMANES

  • Tartarugas são alvo de contrabandistas
    Cobiçadas por sua carne e ovos, tartarugas aquáticas da Amazônia boliviana chegam a ser vendidas por 300 reais cada uma. Um Programa de Monitoramento e Conservação tenta preservá-las. (InfoAmazonia)

TERRITÓRIOS SOB RISCO

  • Nova seca extrema afeta Indígenas no Acre
    O governo do estado decretou situação de emergência com a estiagem atípica para o mês de junho. Indígenas voltaram a ficar isolados e relatam dificuldade de acesso a água potável. (Amazônia Real)
  • Avanço de pecuária ilegal coincide com recorde de mortes
    Quatro Guajajara foram assassinados desde 2023 na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, enquanto avançava a criação ilegal de gado. Exploração madeireira ilegal também fez aumentar a tensão. (Mongabay)
  • A explosão das lavouras de soja e a Ferrogrão
    Se as plantações do produto, que lidera as exportações do agronegócio no país, fossem um estado, ele seria o sexto maior em extensão. Podcast analisa as consequências do projeto da ferrovia. (Repórter Brasil)

AMEAÇA DO GARIMPO

  • Operação reprime criminosos no Vale do Javari
    Dois anos após os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips, Ibama faz operação para coibir o garimpo ilegal. Exploração humana e falsas promessas de enriquecimento são comuns. (The Guardian)
  • Casos de malária aumentam com o garimpo
    Registros da doença tiveram alta de 108% em áreas de garimpo na região amazônica entre 2018 e 2021, segundo estudo. Pesquisadores defendem o aumento do controle sobre o desmatamento. (Agência Bori)

Tartarugas aquáticas da Amazônia boliviana, conhecidas como ‘rio peta’ (Podocnemis unifilis), são alvos da crueldade de contrabandistas. Foto: Eduardo Branco Berton


Edição: Malu Delgado
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica: Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA