Dois anos. Mais de 8 mil conteúdos publicados e lidos mais de 2 milhões de vezes. 11 prêmios nacionais e internacionais. 14 jornalistas-floresta formados. Reportagens que abriram investigações policiais e fizeram governos agir. Dois anos de um jornalismo rigoroso e ético, de alumbramento, de um jornalismo que busca mudar o futuro do planeta a partir da Amazônia brasileira.
Aniversário é tempo de balanço. E, nós, em SUMAÚMA, olhamos para o passado e nos orgulhamos.
Mas aniversário também é tempo de planejar o futuro. E precisamos ser diretos: tudo isso que fizemos custou muito caro. Revelar o que as mulheres Yanomami sentem e sofrem com o garimpo, por exemplo, nos custou mais de 50 mil reais. Investigar como o assassino de Chico Mendes pretendia entrar na política em Medicilândia, outros 30 mil reais. Contar a vida, com ilustrações feitas à mão por uma artista amazônida, de um Ipê morto na Amazônia pelo desmatamento, mais de 20 mil.
Fazer jornalismo de profundidade na Amazônia, jornalismo que vai lá, vê e escuta, jornalismo que bota o pé no chão, exige muito dinheiro.
Hoje dependemos basicamente de doações de instituições filantrópicas, ainda que nossa base de apoiadores-leitores seja incrível. Mas temos muita consciência de que a nossa segurança financeira precisa estar no apoio de quem nos lê. No seu apoio. Só assim vamos conseguir continuar fazendo o que fazemos.
Por isso, temos uma proposta para te fazer. É uma proposta ousada, sabemos. Mas vai ser legal para você – e para o planeta, prometemos.
Neste próximo mês queremos arrecadar ao menos 500 mil reais. Sim, sabemos, é muito dinheiro. Mas essa verba nos dará fôlego para planejar pelo menos 10 reportagens neste terceiro ano de nossa existência. E prometemos que serão 10 reportagens muito bem-feitas.
O plano é o seguinte: você ajuda SUMAÚMA pagando as nossas próximas reportagens. E, em troca, te daremos um – ou dois – presentes. A depender de como você pode nos ajudar. Veja todos os detalhes aqui.
Um dos presentes é uma dupla de encontros com nossos idealizadores. O primeiro, com Eliane Brum, a jornalista mais premiada do Brasil e nossa idealizadora, sobre o livro dela Banzeiro Òkòtó – Uma Viagem à Amazônia Centro do Mundo, que conta um percurso de 25 anos pela maior floresta tropical do planeta, mesclando relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro-manifesto sobre a urgência de recentralizar o mundo.
O segundo, com Jonathan Watts, outro idealizador de SUMAÚMA, editor global de meio ambiente do jornal The Guardian. Ele acaba de lançar o livro As Muitas Vidas de James Lovelock – Ciência, Segredos e Teoria de Gaia (Canongate), ainda inédito em português e espanhol. A ideia de que a Terra é um organismo vivo irrompeu nos anos 1970 com muita polêmica e acabou por se tornar a base para a ciência dos sistemas do planeta. Visionário com frequência, controverso muitas vezes, o cientista britânico ajudou a moldar o século 20.
Participar das duas conversas, que acontecerão em fevereiro, terá um investimento de 1 mil reais, valor esse que poderá ser parcelado em até 3 vezes sem juros. Esse dinheiro será completamente revertido para nossas reportagens, para nos ajudar a chegar a essa meta de 500 mil reais.
Para além dessa faixa de doação, também estamos oferecendo outro presente: uma série colecionável de postais com as fotos mais lindas e importantes publicadas em SUMAÚMA nesses dois anos, com frases de povos-floresta que emergiram em nossas reportagens. Esse kit de postais terá um custo de 300 reais – também parcelados em até 3 vezes. Uma quantia que também será investida nas reportagens.
Quem compra o ingresso para o encontro online também ganha a coleção de postais 🙂
Mas, é claro, sabemos que esse dinheiro não é pouco e nem sempre a gente tem disponível na conta. Se não é possível nos ajudar com essas quantias no momento, você pode nos apoiar na nossa campanha mensal com outros valores, um apoio que pode ser suspenso a qualquer hora. Veja mais aqui.
Bora contar a Amazônia para o mundo com a gente?
Jonathan Watts e Eliane Brum, idealizadores de SUMAÚMA, oferecerão uma dupla de aulas para nossos apoiadores. Foto: ARQUIVO PESSOAL
Texto: Talita Bedinelli
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Checagem: Plínio Lopes
Revisão ortográfica (português): Valquíria Della Pozza
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo de trabalho editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum