Jornalismo do centro do mundo

COP27


‘Opep das Florestas’


O presidente eleito Lula encontra indígenas e outros representantes da sociedade civil durante a COP27 no Egito. Foto: Reuters/Mohamed Abd El Ghany

Ministério dos Povos Originários


Crimes na Amazônia

  • Dois homens assassinaram uma mulher Yanomami em Boa Vista, capital de Roraima. Ela estava acampada com outros Yanomami na avenida Venezuela, zona sul da capital. O grupo de indígenas pertence à região do Ajarani, no sul de Roraima. Os assassinos passaram pelo acampamento e atiraram aleatoriamente, atingindo a indígena, mãe de um bebê, e um homem, que recebeu tiros no braço.
  • Há indícios de fraude nas licenças concedidas para a execução de obras na rodovia BR-319 durante o governo Bolsonaro. Faltaram requisitos mínimos para o licenciamento ambiental, e agentes da Funai mentiram sobre uma consulta prévia – que na verdade não ocorreu – aos povos indígenas afetados pelos projetos de expansão da rodovia.
  • Três ruralistas se apropriam de terras públicas na Amazônia para transformá-las em pasto.
  • Um grupo de ONGs protocolou no gabinete do procurador do Tribunal Penal Internacional, em Haia, pedido de investigação sobre uma rede criminosa que atua na Amazônia. Formada por agentes públicos e privados, a rede é acusada de ser responsável por graves danos à floresta amazônica entre 2011 e 2021.

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA