Jornalismo do centro do mundo

Queimadas na região Norte do Brasil, nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, registradas durante sobrevoo em 2018. Foto: Daniel Beltrá/Greenpeace

TERRITÓRIOS SOB RISCO

  • Pastagens ameaçam povos isolados
    A abertura de pastos em terras indígenas cresceu em ritmo recorde entre 2018 e 2021 para atender à demanda de frigoríficos e reduziu áreas onde vivem povos isolados, mostra o InfoAmazonia.
  • Invasores são retirados de terra indígena
    O governo federal começou a remover 1.600 invasores da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará. Agricultores e madeireiros têm até o fim do mês para sair “pacificamente”, como revelado pela Agência Pública.
  • Incêndios atuais provocam efeitos nefastos
    ​​Queimadas controladas por populações amazônicas séculos atrás tornaram áreas da floresta mais resistentes às secas. Já os incêndios atuais, agressivos, não têm o mesmo efeito, informa a Mongabay.

Comunidade de indígenas isolados na Terra Indígena Yanomami. Segundo a Funai, trata-se de um grupo do povo Moxihatëtë. Imagem feita em fevereiro de 2023. Foto: Leo Botero/Ministério dos Povos Indígenas

DESAFIOS PARA A PRESERVAÇÃO

  • O discurso ambiental de Lula em xeque
    Cinco projetos de infraestrutura do governo Lula ameaçam compromissos assumidos pelo presidente para a conservação da Amazônia e o combate à mudança climática, segundo o Nexo Jornal.
  • A estratégia de Bolsonaro para atrasar demarcações
    A Funai foi usada pelo governo Jair Bolsonaro (2019-2022) para atrasar as demarcações de terras indígenas. Reportagem da Agência Pública mostra em detalhes ações e portarias adotadas.

EM DEFESA DA FLORESTA

  • Inteligência artificial é usada na preservação ambiental
    Plataforma tecnológica é capaz de prever áreas com maior potencial de destruição e ajuda ambientalistas a buscar parcerias com o governo para proteger a floresta, reporta o jornal The Guardian.
  • Acordo sobre gado reduz desmatamento
    A decisão de abatedouros de não comprar gado criado em áreas desmatadas reduziu em 15% a destruição da Amazônia pela pecuária entre 2010 e 2018, aponta estudo publicado na Amazônia Latitude.
  • Rede abriga cineastas mulheres indígenas
    Um projeto com 57 mulheres reúne informações e amostras da produção audiovisual de cineastas indígenas de todo o Brasil e visa atrair financiadores, relata a Amazônia Real.

Revisão ortográfica (português): Elvira Gago
Tradução para o espanhol: Meritxell Almarza
Tradução para o inglês: Mark Murray
Edição de fotografia: Marcelo Aguilar, Mariana Greif e Pablo Albarenga
Montagem da página: Érica Saboya

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA