Jornalismo do centro do mundo

Comunidade Quilombola Gurupá, às margens do rio Caracará, no Pará. Foto: Pedro Neto/Amazonia Real

LUTA PELA PRESERVAÇÃO

  • Onde tem terra quilombola a floresta fica de pé
    Terras quilombolas reconhecidas ou em processo de titulação são escudos contra o desmatamento: 148 áreas na Amazônia Legal mantiveram a vegetação intacta nos últimos 13 anos. (InfoAmazonia)
  • Região remanescente de quilombo está na mira de madeireira
    Moradores de territórios quilombolas no norte do Pará considerados um modelo de desenvolvimento sustentável questionam contrato com madeireira para explorar reserva. (Mongabay)
  • Demarcação de terra indígena trava planos de mineradora
    Um projeto da mineradora canadense Potássio do Brasil na terra indígena ocupada pelo povo Mura, no Amazonas, pode ser interrompido por causa do processo de demarcação da área. (InfoAmazonia)

FLORESTA SOB AMEAÇA

  • Estados da Amazônia Legal escondem dados de pecuária
    Oito dos nove estados da Amazônia Legal proíbem acesso a informações sobre movimentação de gado e cadastros de criadores, dificultando a identificação de irregularidades. (Repórter Brasil)
  • Grileiros avançam sobre povos isolados em Roraima
    Madeireiros e grileiros já ocupam quase metade da Terra Indígena Pirititi, no sul de Roraima, onde vivem povos isolados. O Ministério Público Federal cobra a demarcação da área. (Amazônia Real)
  • Mineração ameaça peixe recém-identificado
    Uma espécie recém-descoberta de cascudo-graveto que vive em igarapés no rio Tapajós, no Pará, já está sob ameaça de extinção devido a um projeto de extração de bauxita. (((o))eco)

 

Cena do documentário Gyuri, exibido na pré-estreia do cine Japu, que fica na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O filme fala da conexão entre a fotógrafa húngara Claudia Andujar e a Terra Indígena Yanomami. Foto: reprodução

AÇÕES AMBIENTAIS

  • Cinema foca produção indígena
    São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, ganhou um cinema que oferece sessões gratuitas de filmes dedicados principalmente à temática indígena, com exibições quinzenais e rodas de conversa. (ISA)
  • Macho de onça-pintada será reintroduzido na Amazônia
    Projeto pioneiro de reintrodução de onças-pintadas – o mesmo que já soltou as fêmeas Vivara e Pandhora – trabalha agora para devolver à Amazônia, no Pará, um macho da espécie. (Mongabay)

POLÍTICA

  • ​​Banco do Brasil financia desmatadores
    Embora tenha uma política de responsabilidade climática, o Banco do Brasil investe em sete empresas associadas ao desmatamento da Amazônia e ao trabalho em regime análogo ao de escravidão. (Repórter Brasil)

Revisão ortográfica (português): Elvira Gago
Tradução para o espanhol: Meritxell Almarza
Tradução para o inglês: Mark Murray
Edição de fotografia: Marcelo Aguilar, Mariana Greif e Pablo Albarenga
Montagem da página: Érica Saboya

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA