Jornalismo do centro do mundo

Novo governo eleito

  • A troca de governo era um sonho do povo Munduruku que, como toda a população indígena, se viu negligenciado sob a presidência de Jair Bolsonaro. As aldeias Munduruku, em Itaituba, no Baixo Amazonas, se organizaram para não perder um voto sequer a favor de Lula e contra Bolsonaro no dia 30, conta a reportagem da Amazônia Real
  • A eleição de Lula à presidência do Brasil já rendeu um convite para a COP-27, que acontece de 6 a 18 de novembro no Egito. O presidente eleito foi convidado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e também pelas Nações Unidas e pelo presidente do Egito, Abdul Khalil El-Sisi, informa o Estadão
  • Alemanha e Noruega vão retomar investimentos do Fundo Amazônia, criado em 2008 para prevenir e combater incêndios na floresta. Os dois países haviam congelado os repasses em 2019, após ver o desmatamento crescer sob o governo Bolsonaro, informa a DW. A Noruega anunciou a retomada um dia após a vitória de Lula, em 30 de outubro.
  • Por 10 votos contra 1, o plenário do Supremo Tribunal Federal determinou que o governo federal reative o Fundo Amazônia. O fundo, de 3 bilhões de reais, deverá ser retomado em 60 dias, informa o site Jota.

 

Belo Monte, os pescadores e uma nova licença

  • A empresa Norte Energia, responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, apresentou um plano ao Ibama para indenizar 1.976 pescadores prejudicados pela usina. Além de uma reparação financeira, a empresa se compromete a fazer um financiamento de projetos produtivos, informa a Folha de S. Paulo. A proposta mira a renovação da licença de operação, vencida desde novembro do ano passado. 

 

De olho na exploração de madeira

  • 8 mil hectares de madeira foram extraídos ilegalmente da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, no Mato Grosso, entre os anos de 2013 e 2021. É o que conta a reportagem de jornal oeco. A reserva fica entre os municípios de Colniza e Aripuanã, no extremo noroeste do estado e tríplice fronteira com Amazonas e Rondônia.
  • A chegada à América Latina da rede sueca Ikea, maior consumidora mundial de madeira, já preocupa ambientalistas. Como a expansão da rede de lojas de móveis e decoração pode impactar a Floresta Amazônica? A agência peruana de jornalismo independente OjoPúblico revelou um aumento das importações de madeira do Brasil por parte do grupo Falabella, que representa a Ikea no continente, nos últimos dois anos.

 

Agronegócio sufoca a agricultura familiar

  • A agricultura familiar está sendo sufocada pelo agronegócio no Cerrado baiano, mostra a reportagem de O Joio e o Trigo. Em Ariana, oeste da Bahia, a soja passou de 381 mil hectares em 1993 para 1,6 milhão de hectares em 2018, o que secou os rios das comunidades locais.  
  • Drones lançam agrotóxicos e intoxicam moradores da zona rural de Pernambuco, conta a reportagem da Repórter Brasil. A pulverização do veneno é feita em áreas de pasto da empresa Agropecuária Mata Sul, mas estariam atigindo também moradores da região de Jaqueira, município a cerca de 150 quilômetros de Recife. O lugar é marcado pelo conflito entre a empresa e as comunidades, incluindo denúncias de ameaças de morte e tentativas de assassinato. 

O pirarucu, o gigante que salva

  • Na Amazônia, o pirarucu ajuda a salvar a floresta tropical. Os peixes voltaram aos lagos de Medio Jurua. Uma reportagem da Associated Press conta como o trabalho conjunto de pessoas de diferentes origens tem salvo o pirarucu da pesca ilegal e da extinção na Reserva Extrativista Medio Jurua. A pesca controlada tem protegido o ambiente e tem levado dinheiro à comunidade.

Hidroelétrica Belo Monte. Foto: TV Brasil

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA