Jornalismo do centro do mundo

O pássaro Tangará-do-Oeste, já conhecido na Colômbia e no Peru, foi visto pela primeira vez na Amazônia brasileira. Foto: Paul Fenwick/Arquivo Pesquisadores

RISCOS SOCIOAMBIENTAIS

  • Combate ao fogo perde recursos
    Às vésperas do período seco, o orçamento federal para ações de prevenção e controle do desmatamento e de incêndios florestais é reduzido em quase 20% após bloqueios de verbas. (Agência Pública)
  • Impactos de ponte Brasil-Bolívia são ignorados
    Obra prioritária do governo para escoamento de produtos do agronegócio está em área com explosão de desmatamento e desconsidera riscos para 49 Terras Indígenas. (InfoAmazonia)
  • Hong Kong importa carne de área desmatada
    Região da China lidera compra de miúdos bovinos de frigoríficos brasileiros. Alguns deles são abastecidos por fazendas que pertencem a homem considerado o maior desmatador da Amazônia. (Repórter Brasil)
  • Como Indígenas combateram a Covid-19
    Documentário Cura mostra como os Indígenas do Rio Negro, na Amazônia, recorreram a rituais, benzimentos e chás com plantas locais durante a pandemia, em meio à falta de ajuda governamental. (ISA)

MAIS-QUE-HUMANES

  • O primeiro registro de um pássaro na Amazônia
    Típico da Colômbia e do Peru, o Tangará-do-Oeste, ave de pelagem preta, azul e vermelha, foi visto pela primeira vez por pesquisadores no Brasil. Mapeamento pode ajudar na preservação da espécie. (Agência Bori)
  • As comunidades tradicionais que protegem os mangues
    Moradores de área que vai do Amapá ao Maranhão relatam ameaças e perseguição por agirem na conservação dos manguezais amazônicos. (Folha de S.Paulo)

TERRITÓRIOS AMEAÇADOS

  • Soja força migração de pequenos agricultores
    Grandes projetos de infraestrutura estão levando trabalhadores rurais a se mudar para o sul do estado de Roraima, onde o desmatamento tem aumentado. (Mongabay)
  • Vale do Javari é alvo de caçadores
    Indígenas denunciam presença de homens armados em território onde Dom Phillips e Bruno Pereira foram mortos em 2022; região, no estado do Amazonas, é a que mais tem povos isolados no país. (Amazônia Real)
  • ‘Falso juiz’ provoca invasões em Terra Indígena
    Homem que se passou por magistrado incentivou retomada ilegal de área no Pará por cerca de 20 famílias. Justiça federal determinou que forças de segurança expulsem os invasores. (((o))eco)

Edição: Malu Delgado
Checagem:
Plínio Lopes
Revisão ortográfica (português): Valquíria Della Pozza
Edição de fotografia: Lela Beltrão
Montagem de página e acabamento: Natália Chagas
Coordenação de fluxo editorial: Viviane Zandonadi
Editora-chefa: Talita Bedinelli
Diretora de Redação: Eliane Brum

Orçamento federal para controle de incêndios florestais teve queda de quase 20%, justamente quando se aproxima o período da seca. Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA