Jornalismo do centro do mundo

Olhar para o futuro: crianças participam da soltura das Tracajás na Volta Grande do Xingu. Foto: Soll/SUMAÚMA

Querida Comunidade,

Vocês recebem hoje uma seleção de conteúdos inspiradores publicados por SUMAÚMA em 2024. Esperamos que esses textos possam ser lidos no balançar da rede enquanto a passagem do ano acontece.

Eles são um presente para celebrar nosso segundo ano de existência, quando contamos a Amazônia — e um pouco de Pantanal e do Cerrado — em mais de 300 conteúdos. Traduzimos ao inglês e espanhol pelo menos 850 mil palavras que levaram mais longe investigações, crônicas de alumbramento e entrevistas. Ganhamos sete novos prêmios, totalizando 15 reconhecimentos nacionais e internacionais desde nosso lançamento.

A equipe também cresceu, e a sede em Altamira está fortalecida com a chegada de dois participantes do Micélio, nosso programa de coformação de jornalistas-floresta: contratados, Soll e Juliana Bastos trouxeram para nossas páginas reportagens importantes como a das crianças Indígenas que salvam as crianças Tracajás na Volta Grande do Xingu e a do incêndio em Arapujá, uma ilha em Altamira que já morreu duas vezes. Em janeiro de 2025, receberemos ainda o jovem repórter Indígena Wajã Xipai. E já nos preparamos para iniciar uma nova edição do Micélio.

Ficamos muito felizes em ter a companhia de vocês durante todo este intenso 2024 e convidamos todas, todos e todes para continuar com a gente e nos acompanhar em um 2025 de enormes desafios.

Diretamente de Belém, para onde mudaremos temporariamente nossa redação no segundo semestre, seguiremos de perto a COP-30. A conferência do clima da ONU, que acontece pela primeira vez na Amazônia, será fundamental para desenhar os caminhos do planeta nos próximos anos.

Uma ótima leitura. Obrigada por acreditarem em SUMAÚMA.

 

 


 

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA