Jornalismo do centro do mundo

Floresta na região da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, no Pará, cortada pelo Rio Tapajós. Foto: Rogério Assis/ Greenpeace

PRESERVAÇÃO

  • Terras indígenas previnem doenças respiratórias
    As florestas nas terras indígenas da Amazônia brasileira absorvem todos os anos 26 mil toneladas de partículas poluentes liberadas por queimadas, mostra estudo publicado na revista Communications, Earth & Environment, da Nature. O trabalho estima que a preservação dessas áreas poderá evitar 15 milhões de casos de doenças respiratórias e cardiovasculares na região por ano, além de gerar economia de 2 bilhões de dólares aos sistemas de saúde, informa a Amazônia Real.

GARIMPO

  • ‘Biblioteca do ouro’ ajuda a identificar origem de minérios
    Um programa lançado em 2019 que cataloga amostras de ouro tem ajudado a Polícia Federal a identificar a origem dos minérios apreendidos, mostra reportagem do Mongabay.
  • Empresa de NY está ligada ao contrabando de ouro
    Uma apreensão no aeroporto de Manaus revelou a existência de um esquema internacional de contrabando de ouro da Amazônia, informa a Repórter Brasil. Dois nova-iorquinos tentaram embarcar para os Estados Unidos com 35 quilos de ouro ilegal, estimados em 10 milhões de reais. O episódio mostra como a falta de fiscalização no governo Bolsonaro atraiu estrangeiros para a atividade.
  • Decisão no Supremo ataca ‘lavagem’ de ouro ilegal
    O ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu um dispositivo legal que conferia a chamada presunção de boa-fé às empresas responsáveis por colocar o ouro extraído do garimpo no mercado. O dispositivo possibilitava a “lavagem” de ouro ilegal. Com a decisão, compradores poderão ser responsabilizados civil e penalmente, mostra o Nexo Jornal. O caso ainda será avaliado pelo plenário virtual do Supremo.

CRISE CLIMÁTICA

  • Superfície dos oceanos registra temperatura recorde
    Dados do governo dos Estados Unidos mostram que a temperatura média da superfície dos oceanos chegou a 21,1°C no início deste mês, superando o recorde alcançado em 2016 (de 21°C), segundo reportagem do jornal The Guardian. A temperatura, a mais alta registrada desde o início do monitoramento por satélites, é preocupante por causa do risco de novas ondas de calor pelo mundo.
  • Candidatura brasileira à presidência do Painel do Clima
    O governo brasileiro apresentou a candidatura da pesquisadora Thelma Krug à presidência do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), órgão criado pela ONU em 1988 que tem sido determinante para alertar sobre as implicações do aquecimento global, mostra o site Headline. Caso eleita, ela será a primeira mulher e a primeira representante da América Latina à frente da entidade.

AMEAÇAS À FLORESTA

Helicópteros do Ibama em operação para combater o garimpo na Terra Indígena Yanomami, em fevereiro de 2023. Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

  • As dificuldades do governo Lula para deter o desmatamento
    A destruição da Amazônia nos três primeiros meses do ano foi a segunda mais alta da série histórica para o período, com 844 quilômetros quadrados desmatados, abaixo apenas dos 941 quilômetros quadrados registrados no primeiro trimestre de 2022, segundo o sistema de vigilância do Inpe. Às vésperas dos 100 dias do governo Lula, imagens de satélite detectaram 356 quilômetros quadrados de cobertura florestal desmatados em março, destaca a Amazônia Real.
  • Fazendeiros certificam áreas em terras indígenas
    Trinta fazendas dentro de terras indígenas foram certificadas nos três primeiros meses do ano, segundo levantamento da Agência Pública. Juntas, as propriedades têm cerca de 9 mil hectares, área equivalente à do município de Vitória, capital do Espírito Santo. A certificação é um passo para o registro de um imóvel em cartório e permite a obtenção de financiamento rural, pedidos de licenciamento e loteamento da área.
  • Alertas caem, mas invasão continua em território Yanomami
    O número de alertas de garimpos em uma das áreas mais visadas da Terra Indígena Yanomami caiu 88% após operação do Ibama na região, segundo levantamento do órgão divulgado pela Agência Pública. Em todo o território, a queda foi de 60%. Mesmo assim, foram registrados 94 garimpos novos ou ampliados desde 20 de fevereiro.

POLÍTICA

  • Comissão da Verdade deve incluir povos indígenas
    O Ministério dos Povos Indígenas planeja implementar uma comissão para tratar das violações sofridas por indígenas durante a ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985). A informação foi dada por Eliel Benites, diretor do Departamento de Línguas e Memória da pasta, em entrevista à InfoAmazônia.
  • Senado instala CPI para investigar ONGs na Amazônia
    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu o pedido de instalação da CPI para investigar ONGs na Amazônia que receberam recursos para a saúde indígena. O requerimento, do senador Plínio Valério (PSDB-AM), obteve 37 assinaturas, dez a mais do que o necessário. Agora, os líderes dos partidos terão de indicar os integrantes da comissão. O requerimento foi publicado na íntegra pelo Poder360.
  • Ministro quer ajuda da China para transformar pastos em lavouras
    O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que buscará a ajuda de empresários chineses para um programa que pretende transformar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas em lavouras, segundo o jornal Valor Econômico. O plano, que dobraria a área plantada no Brasil, prevê 500 bilhões de reais em investimentos. A comitiva brasileira viajou para o país asiático na terça-feira (11).

Revisão ortográfica (português): Elvira Gago
Tradução para o espanhol: Meritxell Almarza
Tradução para o inglês: Mark Murray
Edição de fotografia: Marcelo Aguilar, Mariana Greif e Pablo Albarenga

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA