Jornalismo do centro do mundo
Micélio

***

O Programa de Coformação de Jornalistas-Floresta Micélio-SUMAÚMA foi iniciado em maio de 2023. No total, 14 pessoas do Médio Xingu (quatro Indígenas, três Beiradeiros, uma Quilombola, uma camponesa, uma pescadora, uma enfermeira de saúde indígena e jovens urbanos de Altamira) participam de encontros na floresta e na cidade, são acompanhadas por “sementoras” – jornalistas seniores de SUMAÚMA – e também as acompanham, porque a coformação é real e conjugada no cotidiano. Nesta história em quadrinhos, que dá voz aos peixes afetados pela construção de Belo Monte, a sementoria foi de Talita Bedinelli. Para a realização do texto, Sara Lima, participante do Micélio, fez entrevistas com moradores das comunidades atingidas por Belo Monte e contou com a assessoria científica de Jansen Zuanon, biólogo especialista em ecologia de peixes amazônicos. Os quadrinhos foram desenhados por Pablito Aguiar.

Coordenado por Raquel Rosenberg, cofundadora do Engajamundo, o método pedagógico do Micélio-SUMAÚMA deliberadamente escapa de qualquer ortodoxia. O programa, idealizado por Eliane Brum (também responsável pela supervisão e pelo conteúdo) e Jonathan Watts, mantém o rigor, a responsabilidade e a precisão do jornalismo tradicional.

Micélio-SUMAÚMA conta ainda com a consultoria de cuidados da psicanalista Ilana Katz e a produção de Thiago Leal. A administração financeira é de Mônica Abdalla e Marina Borges é a assistente administrativo-financeira. Micélio-SUMAÚMA é apoiado por Moore Foundation e Google News Initiative.


Reportagem e texto: Sara Lima
Quadrinista: Pablito Aguiar
Sementoria: Talita Bedinelli
Consultoria científico-acadêmica: Jansen Zuanon, professor aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
Revisão ortográfica (português): Valquiria Della Pozza
Checagem: Plínio Lopes
Tradução para o espanhol: Meritxell Almarza
Tradução para o inglês: Sarah J. Johnson
Montagem de página e acabamento: Érica Saboya
Edição: Viviane Zandonadi (fluxo e estilo) e Talita Bedinelli (editora-chefa)
Direção: Eliane Brum

© Direitos reservados. Não reproduza o conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização escrita de SUMAÚMA